sábado, 10 de abril de 2021

Oficina G3 - Além Do Que Os Olhos Podem Ver [2005] #REVIEW

 

O ano é 2005 e depois da saída do vocalista PG, o Oficina G3 volta com o pesadíssimo álbum "Além Do Que Os Olhos Podem Ver", lançando a banda como um trio: Juninho Afram (vocal e guitarra), Duca Tambasco (baixo) e Jean Carllos (teclado). A bateria foi gravada pelo Lufe.

Percebe-se uma grande mudança no som da banda em comparação com o último disco desde então, "Humanos" de 2002. O som aqui está mais coeso, pesado e muito próximo do Metal Progressivo. Inclusive, super indicado para fãs de Dream Theater.

O álbum começa com a "Intro" que como o próprio nome diz, é apenas uma introdução de poucos segundos com alguns latidos de cachorros. E já entra pesada "Mais Alto", que tem riffs maravilhosos. O peso continua com "Réu Ou Juíz". "Meu Legado" também chega com tudo e dou destaque para a letra:

Viver sem nada tendo muito
Melhor que muito sem ter nada
Deus, o meu muito é Você

"Através Da Porta" já traz um ritmo mais cadenciado e progressivo. O disco agora emenda duas baladas: "Além Do Que Os Olhos Podem Ver", que tem um dos solos mais bonitos e "A Lição", outra bela composição da banda que fala sobre como não conseguimos desenvolver de fato os ensinamentos de Jesus.

"O Fim É Só O Começo" é um tapa na cara daqueles que desacreditam da volta de Cristo. A música encerra com um lindo solo.

Vão os dias, vêm os anos
O fim desacreditado
Aí está, diante dos seus olhos

"Lugar Melhor" tem uma pegada mais louvor, mas nada que deixe o álbum ruim. "Amanhã" tem mais peso, justamente para emendar com a maravilhosa "Sem Trégua" que tem a participação do Marcão, vocalista do Fruto Sagrado.

Agora o álbum vai para minha preferida, "De Olhos Fechados", que é perfeita em tudo: estruturação, instrumental, letra, vocal, solo... tudo nessa música é ótimo e acima da média! "Ver Acontecer" se vê claramente uma crítica ao sistema político brasileiro juntamente com uma crítica ao povo brasileiro, dizendo que a mudança tem que começar em nós. E o disco fecha com a belíssima "Queria Te Dizer", que é uma das melhores baladas já compostas pela banda.

Escutei muito esse disco em meados de 2006 e 2007 e depois de muito tempo, voltei a escutar e me fez ter um sentimento a mais por ele, subindo para o posto de meu disco predileto da banda. Sei que isso varia de acordo com o tempo (Indiferença e Depois Da Guerra já ocuparam esse posto), mas nesse meu momento, "Além Do Que Os Olhos Podem Ver" está em primeiro lugar. O vocal do Juninho está muito bom, não deixa a peteca cair e a guitarra do mesmo não preciso nem comentar! O baixo do Duca está bem na cara, uma verdadeira aula. Jean, como sempre, surpreendente! Lufe, o baterista convidado encaixou como uma luva para a proposta do álbum.

Nota: 10/10
by Gustavo Hoft

Oficina G3 na época era: Juninho Afram (vocal e guitarra); Duca Tambasco (baixo) e Jean Carllos (teclado).

Canais oficiais:

2 comentários:

  1. Que post , sempre nos surpreendendo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,cresci ouvido oficina G3 graças as minhas duas irmãs que são apaixonadas pela banda até hoje. Até que um dia fui num show deles com essa formação,que por sinal foi um show da hora,eu particularmente gosto mais do álbum indiferença,clássico hehe,mais esse álbum com essa formação ficou tri também.

    ResponderExcluir

King Of Salem - Sovereign [2022] #REVIEW

  King Of Salem é uma banda mexicana/brasileira de Prog Metal fundada em 2019. Agora em 2022 a banda nos presenteia com seu álbum de estreia...