quarta-feira, 21 de abril de 2021

Narnia - Enter The Gate [2006] #REVIEW

 

Hoje, 21 de abril de 2021, faz exatamente 15 anos que a banda sueca Narnia nos presenteava com o álbum "Enter The Gate", sucessor de "The Great Fall" lançado em 2003. 

Aqui vemos um Narnia mais pesado, com muita influência do Progressivo e mais próximo do Power Metal Melódico, deixando um pouco de lado o Heavy Metal Neo-Clássico que a banda costumava fazer. Esse também é o primeiro trabalho depois da saída do tecladista Martin Härenstan e seria o último com Christian Liljegren nos vocais. Christian seria substituído por Germán Pascual e lançariam apenas um álbum, "Course Of A Generation" em 2009. Depois disso a banda encerraria as atividades e voltaria em 2014, com a formação clássica, tendo tanto Christian como Martin de volta.

O disco abre com "Into This Game", com guitarras mais "gordas" do que a banda costumava usar. Uma ótima faixa de abertura, rápida e melódica. "People Of The Blood Red Cross" já faz uma excelente emenda. A música nos fala de muitas vezes termos uma certa concorrência entre nós mesmos, cristãos.

Procurando por um bode expiatório em todo lugar
Você é o pecador e eu sou o santo
Quem é o vencedor desse jogo estúpido?
Será que aprenderemos a ver a verdade
E dar aos nossos irmãos uma mão de ajuda
Esta é a causa que estaremos lutando

"Another World" tem peso e cadência, em minha opinião uma das melhores do disco. Essa cadência é quebrada no final, quando a música fica rápida, dando à mesma um final explosivo. "Show All The World" tem uma pegada mais melódica, linda! Já a faixa título, "Enter The Gate" tem uma pegada mais progressiva e confesso que na primeira vez que a escutei lá em meados de 2007, não gostei. Mas hoje, simplesmente amo essa música (o que eu tinha na cabeça naquela época????). 

"Take Me Home" é primeira balada do disco. A letra fala de uma pessoa que parece estar longe do amor de Deus e anseia pela volta.

Dê-me pão e dê-me vinho
Minha alma está faminta pelo Seu amor
O fogo se foi, estou frio por dentro

O tempo vêm, o tempo vai
Navega onde a água flui
No porto de uma praia distante
Onde encontro paz em Ti, me leve para casa

"This Is My Life" talvez seja a mais fraca do álbum. Longe de ser ruim, mas é uma música que pode muitas vezes passar despercebida, claro que isso em minha opinião. "Aiming Higher" também tem uma pegada bem progressiva.

Agora chegamos no gran finale, "The Man From Nazareth". Essa música é ótima em todos os aspectos! Uma balada perfeita para encerrar o disco. A letra praticamente conta a história de Jesus. Dou destaque para os dois refrãos:

Veja o Filho de Deus entre santos e pecadores, velhos e jovens
Falando palavras de sabedoria
Vire a outra face, creia
E a verdade te libertará
Disse o homem de Nazaré
Jesus, Rei dos reis

Em Seu templo permaneceremos
Reis e nações se tornem em areia
E Sua palavra ecoará
Verdadeiro perdão para os nossos pecados
Vida eterna para você e para mim
Disse o homem de Nazaré
Jesus, Reis dos reis

Vemos aqui um Narnia mais maduro, com uma identidade mais própria. O som está mais melódico, mais progressivo, com guitarras mais "gordas". O álbum foi produzido pelo guitarrista Carl Johan Grimmark. O disco também conta com a participação do vocalista Mats Levén (Yngwie Malmsteen; Therion) nos back vocais.

Nota: 9,5/10
by Gustavo Hoft

Narnia em 2006: Christian Liljegren (vocal) Carl Johan Grimmark (guitarra); Andreas Olsson (baixo) e Andreas Johansson (bateria)

Links oficiais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

King Of Salem - Sovereign [2022] #REVIEW

  King Of Salem é uma banda mexicana/brasileira de Prog Metal fundada em 2019. Agora em 2022 a banda nos presenteia com seu álbum de estreia...