domingo, 20 de junho de 2021

Theocracy - Mirror Of Souls [2008] #REVIEW

 

Theocracy é uma banda de Prog / Power Metal que no início não era bem uma banda. Formada em 2002 em Anthems no estado da Georgia, no começo era uma "one man band", ou seja, uma banda de um homem só. Matt Smith gravou assim o primeiro álbum, o fenomenal álbum auto intitulado em 2003. Matt fez tudo no álbum, somente a bateria que foi programada. Em 2013 ele relançariam esse primeiro álbum com baterias de verdade.

Então, em 21 de novembro de 2008 chegava às lojas o 2º disco, "Mirror Of Souls" e apresenta o Theocracy como uma banda de verdade, contando com Matt Smith no vocal, guitarra, baixo e teclado; Jonathan Hinds na guitarra e Shawn Benson na bateria. 

Percebemos uma produção melhor comparado ao primeiro disco e o álbum abre com "Tower Of Ashes", uma música muito coesa e melódica que fala da vaidade humana, fazendo um link com a história bíblica da torre de Babel. No final, tudo que sobra é uma torre de cinzas e mentiras. Indispensável para fãs do famoso Metal Melódico. "On Eagles' Wings" fala da dor de se perder um ente querido como um pai e que o Senhor renova as forças daqueles que se agarram Nele. 

Tu ergues meu espírito para voar longe
Para voar nas asas das águias
Tu ergues o caído para a vida novamente
Para coroar o Rei acima de todos os reis
Toda a honra, toda a glória
Erguidas em Sua majestade sobre as asas das águias

"Laying The Demon To Rest" é a mais pesada do disco e é uma aula de Prog Metal, sensacional! "Bethlehem" me emociona profundamente. Tudo nela é bonita: o instrumental, a melodia, a harmonização, a letra, a interpretação do Matt, tudo! Ela fala do nascimento de Jesus e ela já começa com a passagem do profeta Simeão que viu Jesus ser consagrado no templo e ele se alegra ao ver a salvação de Israel diante de seus olhos, assim como o Espírito do Senhor havia prometido de que ele não morreria antes de seus olhos verem o Cristo do Senhor. Para melhor entender, leiam Lucas 2:22-35. 

Oh Belém, sua estrela brilha forte essa noite
Pois os meus olhos viram a glória da luz santa da salvação
Essa criança veio para redimir a nós todos?
Para nos salvar da queda
A redenção está à vista
Contemplem, o Filho brilha forte
Sob a estrela de Belém essa noite

"Absolution Day" tem uma pegada mais Power Metal e fala que somente em Cristo temos a absolvição de nossos pecados, o que já conversa bem com a música "The Writing In The Sand" que trata sobre a mulher adúltera de João 8. Músicas bem pesadas e melódicas e uma coisa que quero ressaltar sobre essa incrível banda são as letras, um show de teologia! São poucas a bandas que tem as letras tão fincadas nas Escrituras e o Theocracy é uma delas.

"Martyr" tem uma pegada mais pesada com vários elementos de Prog e sua letra fala dos mártires que morreram pela fé. Agora, abram espaço para uma obra-prima, a faixa título "Mirror Of Souls" com seus 22 minutos e 28 segundos. Uma bela estória de um rapaz que andava perdido na chuva em uma floresta e entra num salão de espelhos. Nesse salão ele vê espelhos que não refletem a verdade, mas quando ele encontra o "espelho das almas" ele se vê como ele realmente é. Sujo, com a carne apodrecendo pelo pecado, uma figura monstruosa! Ele sai correndo e encontra um estranho na chuva que reconstrói a ponte para ele voltar e depois de redimido, ele não se vê mais no espelho, mas sim o estranho que é Jesus. Maravilhosa!

Algumas versões do álbum traz a faixa bônus "Wages Of Sin". A capa do álbum é assinada pelo artista Robert Wilson.

"Mirror Of Souls" é um artefato indispensável para fãs de Prog / Power Metal e é também uma excelente porta de entrada para quem ainda não conhece a banda e quer conhecer.

Nota 10/10
by Gustavo Hoft

Theocracy em 2008: Jonathan Hinds (guitarra); Matt Smith (vocal, guitarra, baixo e teclado) e Shawn Benson (bateria)


Links Oficiais:



3 comentários:

  1. Meu álbum favorito da banda tem as letras profundas e edificantes mirror of souls é minha faixa favorita , absolution day tem uma construção incrível com uma guitarra de fundo que abala qualquer coração 💙🎶

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que até hoje escutei apenas poucas músicas da banda, não sei dizer o porquê kkkk mas depois dessa resenha, vou escutar a discografia. Vlw Gustavo.

    ResponderExcluir

King Of Salem - Sovereign [2022] #REVIEW

  King Of Salem é uma banda mexicana/brasileira de Prog Metal fundada em 2019. Agora em 2022 a banda nos presenteia com seu álbum de estreia...