domingo, 6 de junho de 2021

Guardian - Miracle Mile [1993] #REVIEW

 

Guardian é uma banda de Hard Rock formada em 1982 com o nome de Fusion, depois alterando o nome para Gardian (sem o "u" mesmo) quando assinou com a Enigma Records porque já havia uma banda espanhola com o nome Fusion. A banda também usava um visual bem futurístico. Não vou entrar em detalhes da formação que tiveram várias alterações nesse período.

Em 1988 a banda abandona o visual e adiciona o "u", fixando como Guardian, lançando assim em 1989 o primeiro disco "First Watch" que contava com Paul Cawley (vocal e guitarra); Tony Palacios (guitarra); David Bach (baixo) e Rikki Hart (bateria). A sonoridade da banda estava ainda calçada no Heavy Metal. Depois da turnê de divulgação, Cawley e Hart deixam a banda e o Guardian também deixa a Enigma Records.

Karl Ney é chamado para o posto de baterista e o então vocalista do Tempest, Jamie Rowe, é chamado e o Guardian estabelece a formação. Lançam o álbum Fire And Love em 1990 e o álbum em que vamos fazer a resenha em 1993. Vale ressaltar que Miracle Mile foi produzido pelos irmãos John e Dino Elefante do Pakaderm Studios e lançado pela Word Records, uma gravadora 100% voltada para a música cristã. 

O álbum já abre com a poderosa "Dr. Jones & The Kings Of Rythm" que é um Hard Rock bem anos 1990. Já emenda com "Shoeshine Johnny" que conta a história de um engraxate chamado Johnny e como as pessoas gostavam de ouvir seus conselhos. Destaque para o refrão:

Alguns gostam de brincar com fogo
Mas há um amor que é mais alto
E eu sei que o Senhor tem sido bom para mim, com certeza
Tempos difíceis podem vir e ir
Mas de uma coisa tenho certeza
Quando eu morrer, o homem mais rico eu serei

"Long Way Home" segue a mesma linha. A impressão que se tem é que essas 3 primeiras faixas estão conectadas, não pela letra e sim pelo estilo. Elas conversam bem entre si. "I Found Love" e "Sweet Mystery" são 2 lindas baladas que não fazem o álbum perder o embalo. Porque em seguida temos o peso de "Let It Roll" e meus amigos, que música! Pesada, cativante e que solo do Tony Palacios! 

"Mr. Do Wrong", "Curiosity Killed The Cat" e "Sister Wisdom" mantém o peso do disco, combinando bem uma com a outra. Vale ressaltar que a ordem das músicas nesse álbum funciona muito bem. "The Captain" é uma bela balada e destaco aqui a voz do Jamie Rowe, que interpretação! "You And I" é aquela música de Hard Rock que facilmente tocaria nas rádios ou estaria na trilha sonora de algum filme. Uma música com letra romântica com uma levada bem legal. 

Então, o álbum fecha com a belíssima balada "Do You Know What Love Is" que é uma das músicas mais bonitas da carreira do Guardian.

Miracle Mile é um disco consistente e é um item indispensável se você é fã de Hard Rock. 

Nota: 9,5/10
by Gustavo Hoft

Guardian em 1993: Karl Ney (bateria); Jamie Rowe (vocal); David Bach (baixo) e Tony Palacios (guitarra)

Links Oficiais:

2 comentários:

  1. Cara o Guardian é fenomenal e o Jamie Howie é uma das vozes icônicas do rock cristão. Confesso que só escutei Esse álbum superficialmente no passado, mas a sua resenha me instiga a ouvi-lo mas atentamente. Valeu pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Discaço! é um disco mais lapidado que o anterior! O Guardian foi uma banda sensacional. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

King Of Salem - Sovereign [2022] #REVIEW

  King Of Salem é uma banda mexicana/brasileira de Prog Metal fundada em 2019. Agora em 2022 a banda nos presenteia com seu álbum de estreia...